Alimentar o bebê com o próprio leite é um dos grandes prazeres de ser mão. O leito materno é o melhor e mais completo alimento para o bebê. É rico em nutrientes necessários para a formação da criança, além de fornecer imunidade. O Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde recomendam o aleitamento materno exclusivo nos 6 primeiros meses de vida do bebê e indica a amamentação até os dois anos de idade ou mais.
Você sabe quais os benefícios do aleitamento materno para você e seu bebê?
Par a mãe:
- Reduz os riscos de câncer de mama e ovário;
- Acelera a recuperação do útero;
- Diminui o sangramento após o parto;
- Diminui o risco de desenvolver Diabetes;
- Diminui o risco de pressão alta e colesterol alto;
- Auxilia na perda de peso;
- É de graça, não tem custo financeiro;
- O leite está sempre pronto e livre de contaminações;
- Aumenta o vínculo afetivo entre mãe e bebê;
Para o bebê:
- Previne contra doenças gastrointestinais, doenças respiratórias e anemia;
- Reduz o risco de alergias, obesidade, presão alta e diabetes;
- Protege o bebê contra infecçÕes, pois o leite materno contém anticorpos;
- Desenvolve a estrutura oral, como a língua, lábios, bochechas, ossos e músculos da face (importantes para a mastigação e fala);
- Faz com que o bebê se sinta mais seguro, fortalecendo o vínculo mãe-filho;
- O bebê que mama tem melhor desenvolvimento físico, motor e emocional.
TÉCNICAS DE AMAMENTAÇÃO
Não recomendamos o uso de bicos artificiais, chupetas e mamadeiras. Eles causam confusão para o bebê e dificultam a amamentação.
Separamos algumas dicas para auxiliar você, afinal, amamentar não é algo tão simples. Para amamentar seu bebê com sucesso, é necessário auxílio e um período de aprendizado. O conhecimento, a vontade e o desejo dos pais são fundamentais para o bom desempenho do aleitamento materno. Mas lembre-se: Não existe leite fraco! Seu leite contém todos os nutrientes necessários para o completo desenvolvimento saudável do seu bebê. Uma pega correta evita dor, fissuras, ingurgitamento mamário, mastite, além de prevenir cólicas.
Seu bebê pode ter dificuldade de pegar no seio. Nesse caso deve ser feito uma massagem o ordenha para aliviar a dor. Pode surgir pequenas fendas no mamilo e estas devem ser cuidadas para evitar fissuras.